Arte Casa das Rosas

Poesia, Artes Visuais e História - 3 Museus para conhecer em SP!

15:54Jô Lima

São Paulo me ganhou pela sua diversidade de pessoas, cultura, etnias e opções de lazer. Eu me apaixono por São Paulo todos os dias, sempre de uma maneira diferente. Deve ser porque eu vivo de contar e ouvir histórias e SP é cheia delas.

Vez por outra eu esbarro em boas histórias. Lembro de ouvir muitos relatos de escritores na Casa das Rosas sobre o processo de criação literária. Há pouco, em uma visita guiada pelo Teatro municipal, eu ouvi histórias sobre a construção daquele palácio cultural, então, movida pela vontade de dividir meus amores paulistanos e a necessidade de apresentar a Pauliceia aos seus moradores, visitantes e simpatizantes, resolvi deixar os textos melosos de lado e listar 3 museus que vocês precisam – muito- conhecer (seja nas férias, durante ou aos finais de semana, em uma viagem de curta ou longa duração... O importante e se permitir viver essa experiência.)

1 – Casa das Rosas

Vamos abrir a lista com um dos meus lugares favoritos em Sampa.
A poesia tem residência fixa em SP. Encontrou morada na Casa das Rosas e democratizou o acesso à cultura. Historicamente, é o primeiro espaço público do país destinado à poesia.
A Casa das Rosas reúne desde programações culturais para entreter como também para ensinar. A Casa além de ter um jardim belíssimo, possui a única livraria de SP especializada em poesia. Os saraus, as exibições de filmes ao ar livre, as oficinas literárias e os bate papos organizados pela Casa das Rosas demonstram que a arte encontrou um território onde seus ensinamentos sem tornam reais e geram frutos.
Costumo dizer que esse é um espaço de terra fértil. Ideias germinam e ganham forma. É o tipo de lugar que precisa visitar uma, duas, três... Quantas vezes puder. E quando não puder, faça uma forcinha. Capaz de me encontrar não fazendo nada – ou fazendo tudo – por lá!
Casa das Rosas
Endereço:
 Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo-SP
Estação Brigadeiro do Metrô (850m)
Tel.:
 (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça à sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada franca.
http://www.casadasrosas.org.br/

2 – Pinacoteca

Se a poesia tem sua casa, a arte visual também encontrou um lar!
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira – porém tem exposição de obras internacionais também - do século XIX até a contemporaneidade.
Eu não sei muito sobre artes visuais, mas algumas obras – mesmo sem conhecer sua história – me fazem pensar e geram um certo sentimento. Lembro da minha primeira visita à Pinacoteca. Aquela ansiedade de turista que quer ver tudo e conhecer cada espaço do museu antes que ele feche. Lembro também de ter chorado ao ficar frente a frente com uma das esculturas de Auguste Rodin.  Li sobre o artista durante meu primeiro ano de faculdade e passei a admirar sua obra. O Pensador, o Beijo, A idade do bronze. Esculturas que eu almejo ver um dia, mas sem conhecimento prévio das 10 criações de Rodin presentes na Pinacoteca, eu me deparei com a Musa Trágica. Emoção.  (Um dos motivos para você visitar).


Estação Pinacoteca
Endereço: Largo General Osório, 66 - Centro – São Paulo – SP
Metrô Luz (500m)
CPTM Julio Prestes (240m)
Tel.: (11) 3335-4990
Funcionamento: de quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.
Ingressos: R$ 6,00 | Grátis aos sábados. O ingresso dá direito a uma visita à Pinacoteca. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
www.pinacoteca.org.br

3 – Museu  Afro Brasileiro

Antes de falar sobre o espaço em si, eu preciso contar sobre a biblioteca desse museu. Eles possuem uma coleção de obras RARAS sobre o tema do Tráfico Atlântico e a Abolição da Escravatura no Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos. Um verdadeiro paraíso de informações e conhecimento sobre uma cultura que contribui – com muita luta desde 1500- para a formação do Brasil. O acesso às estantes é livre. A consulta só pode ser feita no local e não há sistema de empréstimos.
Entre as exposições do museu você pode encontrar, desde pinturas, esculturas, gravuras e fotografias até documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. A essência do Afro Brasil não é apenas ser um espaço em homenagem à luta negra, e sim mostrar o ponto de ligação e as profundas relações entre a África e o Brasil.


Museu Afro Brasil
Endereço: 
R. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Pavilhão Manoel da Nóbrega - Parque do Ibirapuera, portão 10 - São Paulo-SP
Estacionamento pelo portão 3 (cartão Zona Azul)
Tel.: (11) 3320-8900
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h)
Ingresso: R$ 6,00
Grátis às quintas-feiras e sábados

www.museuafrobrasil.org.br

Nossa lista chegou ao fim, mas as dicas são fontes inesgotáveis de conhecimento e inspiração.
PS: Visitem a lanchonete da Pinacoteca. Comida boa também é arte! Rs!


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

INSTAGRAM

Formulário de contato